Qual o investimento para registrar uma marca?

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Existem dois caminhos para você registrar sua marca: um deles é fazer todo o procedimento sozinho e o outro é contratar ajuda profissional. O primeiro deles é mais econômico, porém mais arriscado, pois o trabalho requer conhecimentos específicos e qualquer erro pode anular o seu processo de registro.
Primeiro de tudo é preciso entender que o registro é um INVESTIMENTO e não um gasto. Visto que o dono da marca é quem a deposita no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, não faz o menor sentido trabalhar e construir uma marca sem antes registrá-la, correndo o risco de perdê-la. Dessa forma, recomenda-se a contratação de um profissional específico para registrá-la o mais rápido possível.
Durante o procedimento existem duas despesas certas: as taxas que serão pagas ao Instituto e os honorários do seu consultor. As taxas para pequenas empresas, micro empreendedores e pessoas físicas são de, em média, R$ 442,00, sendo R$142,00 pagos junto ao pedido de registro e R$ 298,00 pagos ao final do processo, no momento de pegar o certificado. Já os honorários variam muito de escritório para escritório e são regulados pelo mercado. O tempo médio do processo é de mais ou menos 1 ano e meio e os valores devem ser combinados com seu consultor.
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